Adesivo de demarcação de solo Bombeiros: como funciona?

 em Adesivos

Se você é responsável por qualquer tipo de estabelecimento comercial, você já deve saber que precisa de sinalização de segurança contra incêndio. Os sinais de saída de incêndio são provavelmente aqueles com os quais estamos mais familiarizados, mas existem muitos outros tipos de sinalização de segurança exigidos, conforme a legislação que é definida por cada estado.

Neste artigo, a Adesivos Paraná, que imprime e fornece adesivos de demarcação de solo dos Bombeiros, vai tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

Como deve ser feita a demarcação do piso?

O adesivo de demarcação de solo dos Bombeiros precisa seguir uma certa padronização para que esteja de acordo com as normas. Para começar, ele deverá ter, no mínimo, um metro quadrado. Na prática, ele é um adesivo quadrado vermelho (ou retangular, dependendo do hidrante) com uma borda amarela. Entretanto, existe uma medida específica para essa borda amarela: 15 centímetros de espessura.

Essas cores e medidas são um padrão estabelecido na norma e não devem ser alteradas, com exceção de hidrantes que ocupem um espaço superior a 100 cm de largura. Nesse caso, a sinalização acompanha a largura do equipamento.

Posicionamento do adesivo de demarcação de solo dos Bombeiros

O principal objetivo do adesivo de demarcação de solo dos Bombeiros é identificar a localização dos equipamentos de combate a incêndio como extintores, botoneiras acionadores e hidrantes.

É fundamental que os adesivos de demarcação de solo dos Bombeiros seja fabricado em um material adequado para a finalidade, que esteja de acordo com as especificações técnicas que já citamos acima, e que seja instalado por um profissional capacitado que esteja familiarizada com os requisitos regulamentares e com a devida consideração ao layout e aos riscos associados a uma determinada instalação.

O adesivo de demarcação de solo dos bombeiros é obrigatório?

De acordo com a NPT 20 do Corpo de Bombeiros do Paraná, os hidrantes e extintores de incêndio instalados em garagem, área de fabricação, depósito e locais utilizados para movimentação de mercadorias e de grande varejo devem ter a sinalização de piso.

Para escritórios e pequenos comércios, a instalação não é necessária. Entretanto, a sinalização de parede através de placa fotoluminescente é exigida sem exceções.

Além disso, esse é um material de fácil aplicação, e quando necessária a remoção não danifica o piso e substitui a necessidade de pintura.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

adesivo coleta seletivaAdesivo em serigrafia